O jogo é constituído por tabuleiros e conjunto de 18 cartões com imagens de bens patrimoniais tombados em Uberlândia. As partidas podem ser em dupla ou entre dois grupos. Cada jogador sorteia secretamente uma carta do conjunto. O objetivo da partida é concluir qual o bem contido na carta que seu adversário sorteou, fazendo perguntas que podem ser em nível de tombamento, características construtivas, detalhes dos ornamentos, etc. O vencedor é aquele que descobrir o bem sorteado pelo adversário. O papel do professor como mediador das partidas é fundamental para o aproveitamento do jogo em sala de aula, como instrumento de ensino/aprendizagem. Deve-se orientar os casos em que o palpite final não está correto, permitindo que os alunos (re)avaliem seus conhecimentos.
PÚBLICO ALVO
Alunos de arquitetura, adolescentes, pessoas interessadas em aprender sobre o patrimônio cultural.
TEMA
Bens patrimoniais tombados em Uberlândia.
CONCEITO RELACIONADO
Aspectos construtivos em arquiteturas de Uberlândia de valor cultural/patrimonial.
OBJETIVOS
Ø Por meio de um jogo, o estudante tem a oportunidade de revisar/consolidar conceitos relacionados ao entendimento de técnicas retrospectivas, e da importância dos bens culturais como signo e símbolo da cidade de Uberlândia
Ø Este é um jogo de estratégia, no qual o estudante precisa conhecer o conteúdo relacionado acima e escolher qual é o melhor caminho para se atingir o resultado de cada partida. Portanto, trata-se de um bom exercício de raciocínio lógico, além de ser um momento especial de aprendizagem, criado pelo ambiente lúdico e descontraído que os jogos conseguem proporcionar.
MATERIAL USADO
2 tabuleiros
1 conjunto de cartões contendo a imagem de 18 elementos arquitetônicos tombados.
COMO JOGAR
Cada jogador receberá um tabuleiro contendo as imagens dos bens tombados em Uberlândia, deverá colocar todas de pé. Sortear a carta do bem a ser descoberto pelo outro jogador, e vice-e-versa, deixando-a encoberta para que o adversário não veja. O objetivo é tentar descobrir qual o bem sorteado fazendo perguntas que dão pistas para chegar a resposta correta. A cada característica eliminada deverá ser baixada as imagens correspondentes. Sendo assim é possível descobrir a imagem do adversário por eliminação de opções. É permitido também arriscar o nome do patrimônio mas se errar perde o jogo. Ganha aquele que descobrir a imagem primeiro. Só pode fazer uma pergunta de cada vez, e as respostas devem ser “sim” ou “não”.
Desenvolvido por:
Breno Ottoni Fragiorge – Daniel Dutra Silveira – Karla Miranda Soares Silva – Márcia Cristina Barbosa Feres de Castro – Maria Gabriela Afonso – Maurício Xavier – Priscila Moreira Soares Silva
Orientação: Professor Clayton França Carili